Familia feliz após o tratamento de alcool e drogasNa Nova Aurora, todas as atividades e interações sociais e interpessoais facilitam a recuperação e o bem viver. A rotina diária de atividades estruturadas é vista como um conjunto de métodos projetados para causar impacto tanto nos indivíduos quanto na comunidade em geral.» Entre em contato e envie suas dúvidas. » Conheça os 12 passos.

Metodologia

O tratamento tem um período de seis meses, nos quais explicamos abaixo as respectivas etapas: → Nos dois primeiros meses: DESINTOXICAÇÃO. → Do terceiro ao quarto mês: INTERIORIZAÇÃO. → Do quinto ao sexto mês: RESSOCIALIZAÇÃO. → Três meses complementares: → Tempo complementar para os que já passaram pelo tratamento completo. O abuso de drogas é apresentado como um transtorno que afeta a pessoa inteira. O problema é a pessoa, não a droga. Independentemente de diferenças individuais, os usuários abusivos de substâncias têm importantes semelhanças entre si. Eles revelam problemas de socialização, problemas cognitivos e vinculados a capacidades emocionais, bem como problemas de desenvolvimento psicológico geral. A nossa concepção de recuperação é baseada numa mudança global de estilo de vida e de identidade que ocorre no contexto de aprendizado social da Nova Aurora. O tratamento é atribuído a toda a equipe, a equipe resulta da união de médico, psicólogo, técnicos em dependência química, enfermeiro, teólogo, filósofo, professor de educação física, colaboradores, para profissionais recuperados, residentes e familiares que reforçam o princípio de igualdade, solidariedade e auto-ajuda que estimula a ação terapêutica a ser alcançada.

Trabalho é Terapia

Há muito se considera o trabalho o marco da saúde emocional e de um estilo de vida positivo. Poder trabalhar de modo persistente, responsável e eficaz requer não só capacidades concretas de ação, mas também um nível psicológico de maturidade e de adesão a valores como a autoconfiança e a realização de metas por meio do esforço (bem viver). Logo, em uma comunidade terapêutica, o trabalho é ao mesmo tempo um fim e um meio de recuperação.

Atividades

As atividades da comunidade terapêutica, tais como terapias de grupo, reuniões matinal, de confronto, de sentimento, de estudo de passos NA/AA, psicoterapia individual (com psicólogo e psiquiatra), laborterapia, palestras, seminários e espiritualidade (com líder espiritual) proporcionam o desenvolvimento de uma “musculatura” emocional que perante a adversidade se torna resiliente. O ambiente como um todo inspira as atividades sociais, culturais e esportivas que favorecem ao residente reassumir responsabilidades, desenvolver a afetividade e reintegrar-se com a família e sociedade, o que acarreta em processo de amadurecimento.