Clínica de reabilitação e recuperação: o que é e quando é necessária?

maosdadas-1200x797.jpg

Não é de hoje que vemos falar a respeito de famosos que se envolveram com as drogas ou com o alcoolismo e precisaram se internar em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos e alcoólatras com o intuito de tratarem o vício. Do mesmo modo, na tv e nas ruas todos nós já vimos pessoas viciadas e/ou embriagadas, sendo que muitas já estiveram em clínicas de tratamento para dependência química e alcoólica, mas recaíram. 

Nesta matéria, você vai descobrir o que é um centro de reabilitação para dependentes químicos e recuperação de alcoólatras e quando se faz necessário a internação voluntária ou involuntária de um paciente. Ainda que você não tenha problemas com bebidas alcoólicas ou seja usuário de alguma substância toxicodependente, é válido saber como funciona uma clínica de reabilitação e entender a importância desse recurso na vida de quem sofre com a dependência de álcool ou drogas.

Clínica de reabilitação e recuperação: o que é

Trata-se de um lugar devidamente estruturado, normalmente em área arborizada e que permita o contato dos pacientes com a natureza, podendo também ser chamada de casa de reabilitação de drogas e alcoolismo. No local, atuam profissionais como psicólogos, psiquiatras, médicos, enfermeiros, entre outros especialistas que oferecem tratamento para alcoólatras e dependentes químicos

Uma clínica de reabilitação e recuperação é imprescindível pelo fato de que a dependência química é uma doença assim como o etilismo crônico, social ou de qualquer outro tipo. Uma pessoa viciada no crack ou cocaína, por exemplo, bem como no álcool, só pode se recuperar com ajuda profissional e precisa, portanto, se afastar de lugares e pessoas que motivem o vício.

Clínica de recuperação e reabilitação: quando é necessária

Alguém que seja etilista social, crônico ou viciado em drogas dificilmente reconhece sua condição, pois se esconde atrás de desculpas como “uso porque quero e paro quando quiser”. Por isso, é importante que a família esteja atenta e, ao perceber o problema, converse e sugira o tratamento em clínica de reabilitação para dependentes químicos e alcoólatras.

Em alguns casos, infelizmente, a situação pode se agravar, quando o indivíduo viciado não aceita a internação voluntária na clínica de tratamento para drogados e alcoolismo, chegando a perder o controle de suas próprias ações. Quando é assim, o recurso final é solicitar o internamento compulsório de dependentes químicos, visando preservar a integridade física e até mesmo a própria vida do paciente.


Deixe um Comentário

Seu Email Não Será Publicado. Campos obrigatórios marcados com *


nova-aurora-logo

"A Nova Aurora tem a melhor Equipe Multidisciplinar para Tratamento da Dependência Química."
NA NOVA AURORA, TODAS AS ATIVIDADES E INTERAÇÕES SOCIAIS E INTERPESSOAIS FACILITAM A RECUPERAÇÃO E O BEM VIVER

(81) 3459-3777 WhatsApp: (81) 99115-2866

Criado e Otimizado (SEO) por Incógnita Digital ®