Como ajudar um dependente químico que recaiu

Algo de extrema importância e relevância no que diz respeito ao vício das drogas ou do álcool é saber que a dependência química é uma doença – há sintomas, tratamento, e recuperação, mas existe o risco desse transtorno psiquiátrico crônico se manifestar novamente, ou seja, o indivíduo pode ter uma recaída. Ciente disso, se você tem dúvidas de como ajudar um dependente químico que recaiu, seguem algumas informações essenciais e que, certamente, serão de grande utilidade.

O ideal é você já estar prevenido ou precavido, e não esperar que a recaída aconteça para, então, procurar ajuda. Normalmente, quando o viciado em drogas é internado em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos, toda a família recebe orientações sobre como lidar com o vício e isso é essencial ao sucesso do tratamento.

Mas tudo bem, ou melhor, nada bem, pois a recaída já ocorreu e agora você só deseja saber como ajudar um dependente químico que recaiu, o primeiro passo é você estar consciente de que essa pessoa querida não voltou nem está entregue ao vício, apenas teve uma queda.

Seja compreensivo e demonstre empatia

Por trás dos tanto motivos que levam uma pessoa a usar drogas e se tornar adicta há pendências emocionais, questões internas mal resolvidas, e sentimentos retidos. Para que você tenha como ajudar um dependente químico que recaiu, compreenda sua luta, sua fragilidade e se mostre empático(a), dialogando numa boa e sem julgamentos – mostre que você está presente e disposto a ajudar!

Busque ajuda profissional

Ao conversar com o indivíduo que recaiu, e isso quando ele estiver lúcido, sugira o retorno à terapia comportamental cognitiva, método utilizado em clínica de recuperação para dependentes químicos. Se a pessoa sentir que está fraquejando, além de dar apoio, manter-se um tempo afastada em uma unidade de internação pode ser uma forma de como ajudar um dependente químico que recaiu.

Preencha o dia com atividades sadias

Manter a mente ocupada e distraída com atividades sadias, que proporcionem bem-estar e também senso de utilidade, ajudará o indivíduo que teve recaída a mudar o foco. Sendo assim, tente mexer um pouco na rotina e insira a prática de esporte como corrida, por exemplo, ou musculação, investindo em qualidade de vida.

Mantenha-se atento(a)

Todas as dicas acima são de como ajudar um dependente químico que recaiu, mas lembre-se de que um usuário de drogas apresenta certos comportamentos que, provavelmente, você já conhece. É importante se manter atento e observar se foi mesmo uma recaída apenas ou se o indivíduo voltou ao vício, por isso muita atenção nessa hora.

Seja como for, conte com os serviços do CT Nova Aurora, clínica de tratamento para drogados que atua há diversos anos libertando pessoas adictas das drogas. Aqui, sabemos exatamente como ajudar um dependente químico que recaiu e podemos te auxiliar seja qual for sua necessidade, basta enviar sua mensagem ou ligar no telefone fixo!

Whats App Nova Aurora
nova-aurora-logo

"A Nova Aurora tem a melhor Equipe Multidisciplinar para Tratamento da Dependência Química."
NA NOVA AURORA, TODAS AS ATIVIDADES E INTERAÇÕES SOCIAIS E INTERPESSOAIS FACILITAM A RECUPERAÇÃO E O BEM VIVER

(81) 3459-3777 WhatsApp: (81) 99115-2866

Criado e Otimizado (SEO) por Incógnita Digital ®