Adolescentes e as drogas

Publicado em jun 25, 2014

Adolescentes e as drogas

O estresse e a ansiedade advindos da adolescência aumentam a vulnerabilidade dos adolescentes à pressão dos amigos. Se por um lado ganham autonomia em relação a seus pais, por outro adquirem uma forte aliança com seus colegas. Neste movimento, a influência do grupo e a “modelagem” isto é, a imitação de determinados comportamentos a partir de um ídolo, que em geral é o líder do grupo, tornam-se especialmente importantes.

Comportamentos de risco fazem parte deste processo e vêm associados a sentimentos de grandiosidade e “onipotência juvenil”, freqüentemente acompanhados também, de negação do potencial de morte inerente a estes comportamentos que, muitas vezes, coloca os jovens em situações de maior gravidade, envolvendo o uso de substâncias.

A adolescência é um período especial na formação da identidade e desenvolvimento da personalidade. O uso regular, assim como a eventual dependência de álcool e drogas nesta fase pode resultar em inconsistência ou deficiências na personalidade futura. O uso de drogas e álcool na adolescência também afeta o desenvolvimento de funções sociais e o estabelecimento de relações interpessoais. Os adolescentes dependentes de drogas e/ou álcool são freqüentemente afastados dos outros jovens da mesma faixa etária, assim como das normas existentes nas atividades rotineiras da adolescência.

A Clínica de Reabilitação Nova Aurora, em  Recife-PE, conta com uma equipe de funcionários que estimula o uso de modelos de comportamentos positivos no interior da comunidade. Dispomos de psiquiatra, psicólogo, personal trainer, filósofo, técnico em dependência química, monitores e coordenador, com larga experiência na área, além de enfermeiro de nível superior.  Atendemos também dependentes químicos de João Pessoa – PB, Maceió -AL e Natal – RN. Entre em contato conosco!