Alcoolismo atinge todas as idades

Publicado em jun 25, 2014

Alcoolismo atinge todas as idades

O alcoolismo não tem idade para acontecer. Apesar do grande número de dependentes do álcool entre adolescentes, jovens e adultos, vem crescendo o número de idosos com esta doença. Segundo a Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), o problema não costuma ser diagnosticado nesta faixa etária porque os sintomas do alcoolismo são atribuídos a outras doenças crônicas ou ao próprio envelhecimento.

Solidão, frustrações ao longo da vida ou não compartilhar os problemas são possíveis causas que levam o idoso a buscar o álcool. Eles bebem com a intenção de preencher um vazio, por isso não conseguem enxergar a bebida como um problema, e sim como uma solução.

Outra possibilidade para o alcoolismo na terceira idade é a busca de novas amizades em bares. As famílias devem ficar atentas aos sinais de que o idoso anda bebendo em excesso, conversar com eles, e se necessário procurar uma ajuda especializada.

Nova Aurora (Clínica de Reabilitação e Tratamento para Dependentes Químicos ~ Álcool ~ Drogas), em Recife-PE, conta com uma equipe de funcionários que estimula o uso de modelos de comportamentos positivos no interior da comunidade. Dispomos de psiquiatra, psicólogo, personal trainer, filósofo, técnico em dependência química, monitores e coordenador, com larga experiência na área, além de enfermeiro de nível superior.