Alcoolismo no Brasil tem causado quase tantas mortes quanto o crack

Publicado em jun 25, 2014

Alcoolismo no Brasil tem causado quase tantas mortes quanto o crack

A Unifesp revelou, em uma pesquisa recente, dados alarmantes sobre o número de mortes no Brasil causadas pela dependência do álcool. A pesquisa apontou que 17% das pessoas que sofrem com o alcoolismo morrem em 5 anos por causa da dependência, dados que se aproximam aos das vítimas da dependência do crack.

Para a pesquisa foram procuradas 232 pessoas que haviam passado por tratamento há 5 anos, destes 17% haviam morrido, sendo que 34% por causas violentas como acidentes de carro e 66% por doenças causadas pelo alcoolismo.

O número de dependentes do álcool tem aumentado drasticamente, alcançando principalmente os adolescentes e jovens, sendo que recentemente foi constatado um grande aumento no número de mulheres que tem abusado do consumo de bebidas alcoólicas.

O fato de ser uma droga lícita e muito aceita pela sociedade, dificulta ainda mais o combate ao vício. Outro fato curioso é o vinculo do álcool com as drogas ilícitas, sendo que a grande parte de dependentes químicos tem em comum o consumo do álcool como um dos fatores que influenciaram o uso de drogas.