Cyberbullying e o vício em drogas

Publicado em jun 25, 2014

Cyberbullying e o vício em drogas

Jovens que sofrem bullying pela internet ou celular têm mais chances de desenvolverem sintomas de depressão e vício em substâncias como álcool e drogas, de acordo com um estudo publicado no Journal of Adolescent Health.

A pesquisa descobriu que 24% dos jovens já foi vitima de cyberbullying, recebendo mensagens com ameaças ou insultos. Quase 16% dos entrevistados sofreu abuso virtual duas vezes e 8% das pessoas ouvidas declarou que já foi vítima de cyberbulling “três vezes ou mais”.

Segundo o estudo, entre os jovens que declararam não ter sofrido episódios de violência online, a incidência de episódios de bebedeiras ou consumo de entorpecentes, como maconha e cocaína, foi até três vezes inferior à registrada no grupo de usuários que declarou ter sofrido bullying online três vezes ou mais.

A análise não afirma que o bullying tem uma relação direta com o consumo de drogas, mas aponta que a fragilização psicológica causada por episódios de violência virtual torna os adolescentes mais propensos a recorrer a substâncias alucinógenas, como álcool ou mesmo maconha.

Em Recife-PE, a Clínica de Reabilitação Nova Aurora conta com uma equipe de funcionários que estimula o uso de modelos de comportamentos positivos no interior da comunidade. Dispomos de psiquiatra, psicólogo, personal trainer, filósofo, técnico em dependência química, monitores e coordenador, com larga experiência na área, além de enfermeiro de nível superior. Atendemos também dependentes químicos de João Pessoa, Maceió e Natal. Entre em contato conosco!