Dicas para não cair no vício das drogas

Publicado em jun 25, 2014

Dicas para não cair no vício das drogas

Muita gente acredita que o consumo esporádico de drogas não faz mal. Errado. Todas as drogas são de alto risco: prejudicam a saúde, perturbam os estudos e alteram o humor para pior. E ninguém sabe de antemão se vai ou não se tornar um viciado.

  • Diga não às drogas ilegais. Muitas delas são tão poderosas que você pode ficar dependente ou até mesmo morrer após experimentá-las apenas uma vez. Nunca faça uso de drogas ilegais sob nenhuma circunstância.
  • Não faça uso de uma dosagem maior do que foi prescrito. No que diz respeito aos medicamentos para controle de dor e outras drogas prescritas, que ofereçam uma propensão à dependência, é muito importante seguir as ordens do médico. Não aumente a sua dosagem ou a frequência do uso, a menos que seja instruído pelo médico responsável.
  • Fale com o seu médico. Se você está passando por algo que acredita que sejam sintomas de dependência a uma medicação em particular, comunique ao seu médico imediatamente. Diversas medicações comuns, prescritas para dor, contêm opiódes, que podem ser fisicamente aditivos. Se você estiver começando a experimentar sintomas de dependência, seu médico pode ajustar a dosagem ou alterar completamente a medicação.
  • Não faça uso de toda a medicação contida na embalagem. Se você recebeu a prescrição de algum narcótico para dor, faça uso apenas enquanto estiver com os sintomas. Quando não estiver mais sentindo dor, notifique o médico e interrompa a medicação. O seu uso contínuo e desnecessário pode causar dependência química.
  • Nunca tome comprimidos por diversão. Se você não tiver uma prescrição, é ilegal fazer uso de medicações controladas. O uso recreacional de comprimidos, sejam seus ou de outra pessoas, pode levar à dependência.