Dicas para prevenir o vício em álcool

Publicado em jun 25, 2014

Dicas para prevenir o vício em álcool

Tornar-se um viciado em drogas ou álcool pode ter um preço alto. Além de problemas legais, a dependência dessas substâncias pode custar seu emprego, amigos e família. Se não for prevenido, o vício pode acabar levando à morte.

  • Analise por que você está bebendo. O álcool nunca deve ser utilizado para aliviar o estresse ou por outras razões emocionais. Nunca beba para lidar com uma situação. Beber por razões emocionais pode levá-lo à dependência psicológica do álcool.
  • Beba com moderação. O consumo excessivo e regular de álcool pode levar à dependência física. Esse é um estado em que seu corpo literalmente precisa do álcool para funcionar. A dependência física é muito perigosa, porque o corpo pode experimentar sintomas severos de abandono e risco de morte quando o consumo é reduzido.
  • Preste atenção aos seus hábitos em relação à bebida. Decida quando e onde você irá se permitir consumir álcool. Por exemplo, você pode decidir beber apenas aos sábados. Além disto, determine os limites em relação à quantidade de bebida que irá se permitir consumir.
  • Não leve álcool para casa. O acesso fácil pode deixá-lo tentado a abusar. Se tiver que sair de casa para beber, a possibilidade de satisfazer-se excessivamente e acabar dependente do álcool é menor.
  • Procure ajuda. Se achar que está se tornando dependente do álcool, não tente lidar sozinho com a situação. Fale com um amigo ou membro da família sobre isso. Também procure aconselhamento médico. É importante que você não tente lidar com a situação por conta própria.

 

A Clínica Nova Aurora (Clínica de Reabilitação e Tratamento para Dependentes Químicos ~ Álcool ~ Drogas) conta com uma equipe de funcionários que estimula o uso de modelos de comportamentos positivos no interior da comunidade . Nossa Clínica de Reabilitação se encontra ao lado de Recife-PE à poucos minutos do Centro. Atendemos também dependentes químicos de João Pessoa – PB, Maceió – AL e Natal – RN. Entre em contato conosco!