Dramas causados nas famílias pelo consumo de drogas

Publicado em jun 25, 2014

Dramas causados nas famílias pelo consumo de drogas

Atualmente o aumento do uso de drogas por parte de crianças e adolescentes cada vez mais jovens tem gerado muita preocupação, não só entre os profissionais de saúde, como também entre os familiares que veem não só a destruição da vida dos dependentes, mas a mudança de comportamento passando a roubar, matar e até cometer o suicídio, destruindo a estabilidade de toda a família.

Para que haja a recuperação e ressocialização desses usuários é necessária e fundamental a participação da família. Primeiro é preciso entender que dependência química é uma doença que precisa ser compreendida e tratada como tal. Ser dependente não é falta de caráter e sim uma doença que necessita de tratamento.

Infelizmente o uso e abuso das drogas é cada vez maior, gerando sérias consequências não só para a família, como também para o adolescente. É necessário que a família busque informar-se sobre a dependência, para que possa agir junto aos seus filhos não só na prevenção, como também na intervenção quando a dependência já se encontra instalada.