Em tratamento de drogas, viciados usam blogs para compartilhar suas histórias

Publicado em jun 25, 2014

Em tratamento de drogas, viciados usam blogs para compartilhar suas histórias

“Hoje passei o dia meio eufórico, vi o passarinho verde e, como aprendi na clínica, isso não é bom. Tenho de me concentrar para manter o meu humor controlado, pois qualquer alteração brusca pode desencadear a vontade de usar drogas. Lembro-me que na ativa a alegria, a tristeza, a euforia, o estresse, o medo e qualquer outra alteração de humor me levavam a usar drogas. Eu não sei lidar com minhas emoções.”

Mesmo não sendo uma etapa do tratamento de drogas, muitos viciados utilizam blogs para relatar suas experiências, seus medos e angústias. Segundo especialistas, dividir essas experiências, na web ou não, segue a lógica de tratamento de drogas de grupos como Narcóticos Anônimos (NA) e Alcoólicos Anônimos (AA), que ao falar dos problemas com as drogas pode ajudá-los a descobrir que não são os únicos passando por esse tipo de problema.

Alguns desses blogs mostram a evolução do usuário, em tratamento de drogas, outros acabam transparecendo apenas desespero. Essa plataforma acaba ajudando também os chamados codependentes, termo usado para designar parentes e familiares que passam a viver em função dos viciados. As tentações, o medo e a alegria que vem com os dias sem recaídas acabam inspirando cada vez mais numerosos blogs mantidos por viciados, em tratamento de drogas, e diretamente ou indiretamente os ajudando a superar o vício.