O perigo do cigarro

Publicado em jun 25, 2014

O perigo do cigarro

Por causa do lucro com a venda de cigarros, os fumantes não eram informados sobre seus malefícios, por isso muitos deles se tornaram dependentes.

O cigarro é feito de tabaco, e a cada tragada são inaladas 4700 substâncias tóxicas como nicotina, alcatrão, monóxido de carbono, polônio 210 e urânio (as duas últimos são radioativas). Do total de substâncias tóxicas, 43 são comprovadamente cancerígenas e três são consideradas mais perigosas para a saúde: nicotina, alcatrão e monóxido de carbono.

Por ser uma droga extremamente viciante, a nicotina causa dependência física e psicológica rapidamente, pois chega ao cérebro muito rápido. Ela está associada aos problemas cardíacos e de circulação sanguínea. O alcatrão também é uma substância altamente maléfica, pois reúne vários produtos cancerígenos, como polônio, chumbo e arsênio.

Quanto mais tempo a pessoa demora para largar o cigarro, pior. Isso porque aumentam as chances de desenvolver algum tipo de doença. Além do mais, não é nada fácil largar o vício do tabaco, principalmente se a pessoa não tiver força de vontade e grande motivação, além da ajuda de um profissional que possa medicá-lo durante o período da síndrome de abstinência, por exemplo. Alguns remédios são prescritos para os fumantes quando eles resolvem largar o vício. Mas, estes somente podem ser prescritos por um médico.

A Clínica Nova Aurora (Clínica de Reabilitação e Tratamento para Dependentes Químicos ~ Álcool ~ Drogas) localizada  ao lado de Recife-PE, à poucos minutos do Centro, conta com uma equipe de funcionários que estimula o uso de modelos de comportamentos positivos no interior da comunidade. Dispomos de psiquiatra, psicólogo, personal trainer, filósofo, técnico em dependência química, monitores e coordenador, com larga experiência na área, além de enfermeiro de nível superior. Atendemos também dependentes químicos de João Pessoa – PB, Maceió -AL e Natal – RN. Entre em contato com a nossa Clínica de Reabilitação!