Quando a família adoece junto com o dependente químico

Publicado em jun 25, 2014

Quando a família adoece junto com o dependente químico

Quando uma pessoa se torna dependente químico, ela vai perdendo o controle de toda sua vida. Isso inclui algumas responsabilidades pessoais e profissionais. A partir desse momento, é comum que as pessoas mais próximas assumam o lugar do dependente.

Essas pessoas, chamadas de codependentes, passam a controlar e se responsabilizar por outra pessoa. A partir dai, passam a ver o problema só no outro e demoram a perceber que também precisam de ajuda.

O codependente passa a ter baixa autoestima, depressão, dificuldade em comer e dormir, ser agressivo com outras pessoas, pois acredita que sua vida é só infelicidade por ter um dependente químico na família. Daí a importância de buscar um tratamento não apenas para o dependente químico, mas também para toda sua família.

A Clínica de Recuperação e Reabilitação Nova Aurora conta com uma equipe de funcionários que estimula o uso de modelos de comportamentos positivos no interior da comunidade. Dispomos de psiquiatra, psicólogo, personal trainer, filósofo, técnico em dependência química, monitores e coordenador, com larga experiência na área, além de enfermeiro de nível superior. Entre em contato conosco!