Razões para o não-uso de drogas entre os jovens

Publicado em jun 25, 2014

Razões para o não-uso de drogas entre os jovens

Embora existam muitos estudos a respeito dos fatores de risco ao uso de drogas, pouco se sabe sobre as razões que mantêm jovens afastados do seu consumo. Quais os motivos que os impediriam a experimentação e o consequente uso de drogas?

Entre os não-usuários, a disponibilidade de informações e estrutura familiar protetora foram observadas como razões no afastamento dos jovens das drogas. A informação completa sobre as conseqüências do uso de drogas e os laços afetivos entre pais e filhos, garantidos por sentimentos como a cumplicidade e respeito, parecem ser importantes para a negação da droga.

Um estudo realizado com mais de 15 mil estudantes de primeiro e segundo graus em 10 capitais brasileiras, concluíram que 25% desses estudantes fizeram uso de alguma droga psicotrópica (exceto álcool e tabaco) pelo menos uma vez na vida. Apesar desse fato ser preocupante, 75% desses estudantes nunca fizeram uso de droga psicotrópica.

A disponibilidade de informações acerca das drogas psicotrópicas foi citada pela maior parte dos não-usuários (85%) como motivo relevante no afastamento das drogas e destacam a família, por meio do estabelecimento de diálogos sobre o tema, como a principal divulgadora. A experiência pessoal do entrevistado, resultante da observação direta dos efeitos negativos em amigos e familiares usuários de drogas, foi relatada como a segunda fonte mais importante para conhecimento do tema.

A Nova Aurora, Clínica de Reabilitação em Recife-PE, conta com uma equipe de funcionários que estimula o uso de modelos de comportamentos positivos no interior da comunidade. Dispomos de psiquiatra, psicólogo, personal trainer, filósofo, técnico em dependência química, monitores e coordenador, com larga experiência na área, além de enfermeiro de nível superior. Atendemos também dependentes químicos de João Pessoa – PB, Maceió – AL e Natal – RN. Entre em contato conosco.