Vida sem drogas

Publicado em jun 25, 2014

Vida sem drogas

É cada vez mais urgente a necessidade de fazer prevenção ao uso de drogas. Em primeiro lugar é preciso conscientização de que o uso de drogas gera vários frutos negativos.

Algumas pessoas passam a usar drogas ilícitas apenas por uma curiosidade momentânea, ou por estar passando por problemas de vários tipos, mas a principal causa é a falta de informação consistente sobre os danos causados pelo uso continuo dessas substâncias.

O problema não é o simples uso da droga, que pode ser experimental e ficar por aí, é o organismo se acostumar com o princípio ativo da droga e passar a exigir sua manutenção, é quando chega a dependência química, que é uma síndrome incurável, mas que pode ser tratada.

A síndrome de dependência química é uma doença cerebral e há vários métodos de tratamento que vai de uma simples terapia até o tratamento medicamentoso com ou sem internação. Não se deve confundir uso abusivo com a dependência química. O uso abusivo de drogas pode ser constituído de episódios isolados em que o usuário “toma todas”, no caso do álcool por exemplo. Já a dependência requer uma série de sintomas como o desejo incontrolável de usar a droga, substituição de hábitos antigos pelo de fazer uso de alguma substância.