Recaída alcoólatra ou de drogas: como proceder?

O comportamento de um indivíduo viciado em drogas ou no álcool decorre da dependência física e psicológica de tais substâncias, sendo uma doença que possui tratamento em clínica de recuperação. Contudo, há muitos casos em que a pessoa se trata e, “de repente”, tem uma recaída alcoólatra ou volta a se drogar e, por isso, hoje vamos esclarecer porque isso pode acontecer e como você pode diminuir a probabilidade de ter uma recaída.

Entendendo a dependência química

Não apenas o vício das drogas, mas o alcoolismo é uma doença, a qual tem suas raizes em pendências emocionais, questões não resolvidas, frustrações, sentimentos retidos, entre outras causas. Uma clínica de tratamento para dependentes químicos e alcoólatras de credibilidade deve trabalhar todas essas questões, orientando o paciente sobre a doença de modo que, ao receber alta, o indivíduo consiga viver em sobriedade e lucidez.

O vício em substâncias toxicodependentes também é alimentado por lugares, pessoas e situações externas, que servem como gatilho para a pessoa ingerir bebida alcoólica ou utilizar drogas e, por isso, é importante uma mudança no estilo de vida.

Recaída alcoólatra e de drogas: por que acontece?

Uma recaída pode ocorrer, principalmente, se a pessoa não for tratada em um centro de recuperação para alcoólatras e drogados que seja de confiança e que, de fato, possua experiência no tratamento da dependência química. Por essa razão, é de suma importância saber escolher a clínica de reabilitação e evitar instituições como comunidades terapêuticas gratuitas já que são necessários recursos financeiros para tratar com eficácia e segurança o paciente.

O vício (adicção) é sorrateiro e se utiliza da fragilidade do indivíduo para levá-lo ao consumo do álcool ou de drogas como, por exemplo, uma discussão ou o emocional abalado e, assim, levar à recaída. Assim sendo, ao sair de uma clínica de recuperação de drogas e tratamento do alcoolismo, é importante que a pessoa busque se envolver com atividades sadias e participe de reuniões como o A.A, além de ter acompanhamento de psicólogo.

O que fazer diante de uma recaída?

Quando alguém já se tratou, conseguindo se manter em abstinência, tem uma recaída, o primeiro passo é não se entregar novamente ao vício; lembre-se de que nem todo tropeço resulta em queda. Diante de uma recaída alcoólatra ou de drogas, a melhor atitude é entrar em contato com a clínica de recuperação e não cair no erro de se achar forte o suficiente para resistir a tentação.

Converse com um psicólogo e com familiares e entenda que a recaída provavelmente foi gerada por algum fator externo e interno, buscando descobrir o que a originou e, assim, com suporte clínico, você poderá seguir em frente e não sucumbir ao vício novamente!

Whats App Nova Aurora
nova-aurora-logo

"A Nova Aurora tem a melhor Equipe Multidisciplinar para Tratamento da Dependência Química."
NA NOVA AURORA, TODAS AS ATIVIDADES E INTERAÇÕES SOCIAIS E INTERPESSOAIS FACILITAM A RECUPERAÇÃO E O BEM VIVER

(81) 3459-3777 WhatsApp: (81) 99115-2866

Criado e Otimizado (SEO) por Incógnita Digital ®